Páscoa

A páscoa é um momento de grandes simbologias, que vão além de apenas o coelho, símbolo da fertilidade, e ovos de chocolate, que indicam o nascimento para uma nova vida. A data é de grande importância e significado para algumas religiões, tais como o cristianismo e o judaísmo.

O termo “Páscoa” remota de muitos séculos atrás e tem sua origem na palavra hebraica “Pessach” que significa “passagem”, pois inicialmente marcava o final do inverno e início da primavera (no hemisfério norte do planeta), o que representava maiores chances de sobrevivência para os povos, uma vez que marcava o fim dos longos invernos que ocorriam.

A Páscoa judaica representa a travessia pelo mar Vermelho, quando o povo liderado por Moisés passou da escravidão do Egito para a liberdade na Terra Prometida. Enquanto que a páscoa cristã representa a ressurreição de Jesus Cristo. Mesmo com nomes semelhantes, estes dois eventos não necessariamente ocorrem no mesmo dia. No Brasil, comumente, a data marcada pelo feriado refere-se à páscoa cristã.

Independentemente da crença pessoal de cada um, esta data apresenta um significado amplo e que não se restringe apenas a questões religiosas. É o momento de buscar renovação, de reflexão de nossas atitudes e de planejamento em busca da melhoria. A páscoa marca um período de esperança de que dias melhores podem e vão chegar.