Dia do Estudante

O que você faria se pudesse mudar o mundo? Ou pelo menos se pudesse mudar sua vida de maneira a impactar quem está à sua volta?

Não é sem propósito que a defesa das escolas públicas, como pilares da educação, é uma parte inerente de nossos trabalhos, pois acreditamos que as mudanças ocorrem através da educação. A educação muda o ser e o ser muda o mundo. E no dia 11 de agosto, é comemorado o Dia do Estudante, aquele que parte em busca do conhecimento e do aperfeiçoamento e constrói as bases do futuro.

A data foi escolhida em comemoração aos 100 anos da criação dos primeiros cursos de Direito no país, um marco para o aperfeiçoamento cultural e educacional, pois a partir deles, acadêmicos e outros profissionais se reuniram e discutiram mudanças significativas para o Brasil, como o abolicionismo, republicanismo, liberalismo, entre outros temas que moldaram a história do Brasil.

Toda ideia, toda ação e revolução (de ideias, pessoas, tecnologias...) começa com um estudante dedicado, pronto a enfrentar as barreiras da ignorância e transformá-las em pontes do conhecimento.

A todos os estudantes, se orgulhem e estejam dispostos a serem eternos aprendizes, mudando a si mesmos e o mundo.

Texto por Everton Lopes
Comissão de Educação e Cultura do Grande Conselho do Estado de São Paulo (GCESP)