Alfabetização: Alicerce fundamental para o crescimento do ser humano.

Neste 08 de Setembro celebramos mais uma vez o dia mundial da alfabetização, declarado pela na Conferência Geral da UNESCO (ONU) em 26 de outubro de 1966.

Esta declaração tinha o objetivo estratégico de chamar a atenção de todo o mundo para a importância da alfabetização, especialmente nos países em que o analfabetismo ainda era expressivo.

Toda esta preocupação fazia e ainda faz sentido se considerarmos que a alfabetização é, sem sobra de dúvidas, o alicerce necessário para a construção das etapas educacionais subsequentes do ser humano.

Além de ser um passo fundamental no início da fase escolar das crianças, também deve ser encarada com igual importância no resgate dos adultos que, por diversos motivos, pularam esta etapa em suas vidas.
Sem a prática da leitura e da escrita as portas da aquisição do conhecimento tornam-se prejudicadas e impedem o bom desenvolvimento através do aprendizado e da interação com os demais membros da sociedade. Para que a leitura e a escrita aconteçam a alfabetização é o passo inicial necessário e indispensável. A alfabetização pode, portanto, mudar significativamente os rumos de um país, já que, quanto maior o acesso do indivíduo a tudo que a leitura oferece, seja por via cultural, seja de lazer ou até mesmo pela própria educação, maiores serão as chances de conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho e, consequentemente, melhores ganhos salariais, o que proporcionará melhor qualidade de vida e acesso a novos caminhos.

A Ordem Demolay, através de um de seus expressivos baluartes, é consciente e defende a prática de defesa das escolas públicas por entender que elas são a garantia de acesso da sociedade ao importante sistema educacional.

Muito ainda temos que caminhar para erradicar o analfabetismo no Brasil que tem 7,0% da população, ou seja, 11,5 milhões de pessoas (dados de 2017) ainda analfabetas. O Plano Nacional de Educação tem como meta chegar ao ano de 2024 com uma taxa zero de analfabetismo.

Neste 08 de Setembro, dia mundial da alfabetização, O GCESP gostaria de incentivar a todos os Demolays paulistas, através de suas lideranças juvenis e adultas,presentes em todos os capítulos, a sempre fortalecer este baluarte, lançando mão de ações que facilitem o acesso dos nossos jovens ao conhecimento e a cultura.

Texto por Alberto Ambran
Comissão de Educação e Cultura
Arte: Gustavo Diogo