Reconhecimento Internacional

Reconhecimento Internacional

Desde o ano de 2004 o Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil – SCODRFB é a única instituição que pode usar o nome e a marca “DeMolay” e administrar os interesses da Ordem DeMolay no Brasil, possuindo acordo com o Supremo Conselho Internacional – SCI / DeMolay International – DI (instituição máxima da Ordem DeMolay em todo mundo e proprietário da marca “DeMolay” e todas as suas derivações) com validade até pelo menos 2029.

Existem dois processos judiciais no Brasil em que é discutido o uso ilegal da marca “DeMolay” e suas derivações e o direito de administrar a Ordem DeMolay no território nacional.

O processo mais antigo foi ajuizado pelo SCODB contra o GCE-MS (representante do SCODRFB no MS) e outros dois irmãos que eram dirigentes nossos à época. Todas as decisões de mérito proferidas até hoje foram favoráveis ao SCODRFB e seus representantes.

Posteriormente o DeMolay International / SCODRFB ingressou com ação contra o SCODB, postulando que ela pare de usar o nome da Ordem DeMolay, pague indenização pelo uso ilegal do nome e marca “DeMolay” e feche as suas atividades. Todas as decisões proferidas até hoje foram favoráveis ao DeMolay International / SCODRFB.

Como forma de esclarecer a situação para aqueles que tem dúvidas, o SCODRFB fez um guia que, além de explicar o histórico da situação com documentos, também contém todas as decisões judiciais, para que os Irmãos possam livremente tirar as suas próprias conclusões. O guia está disponível clicando aqui.

Qualquer dúvida, por favor entre em contato conosco pelo e-mail scodrfb@demolaybrasil.org.br.